segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

MARKETING SENSORIAL “O poder dos sentidos”

por Carlos Viegas - Consultor especialista em estratégia Comercial e Marketing
Vivemos rodeados de estímulos, no nosso dia-a-dia, estímulos esses que nos provocam emoções e sensações, atracção e retracção, repudio, prazer, no fundo um sem número de sentimentos contraditórios. Podemos dizer que o Homem reage aos estímulos provocado pelo meio que o rodeia, estando isto provado em inúmeros artigos científicos nas mais variadas áreas da ciência, da sociologia à psicologia.
O Marketing sensorial tem a sua génese na influência que estes mesmos estímulos exercem no Homem, qual a sua importância na tomada de decisão e como poderão potenciar a percepção da qualidade de determinado produto ou serviço.
Estas técnicas foram inicialmente introduzidas nas grandes superfícies, nomeadamente na distribuição, onde as lojas criam ambientes específicos para cada tipologia de produtos, já alguma vez repararam nos sons e nos odores que existem nas grandes superfícies nos sectores da panificação, comida para animais, etc.
No entanto, isto não significa que a aplicação desta técnica de Marketing seja apenas possível nas grandes empresas. É possível aplicá-la adaptando-a aos pequenos negócios, desde lojas de comércio até vendas imobiliárias.
Para isso é importante conhecer os motivos e dilemas que levam, ou poderão levar, os clientes a visitar as lojas ou a solicitar os nossos serviços, por exemplo, ao contactarem uma empresas de mediação imobiliária, o cliente não procura comprar uma casa mas, sim, cumprir um sonho, criar um lar, uma nova vida, um Status Quo. Por isso mesmo, é necessário fazer com que o promitente-comprador visualize-se no interior da habitação, crie a imagem e a sensação de que é naquele local que quer passar os dias em família.
Desta forma seguem algumas sugestões para poder aplicar esta ferramenta no incremento das suas vendas:
Som ambiente:
Crie um ambiente agradável no seu escritório ou loja, adequando o som e a música ambiente ao seu cliente tipo, não deixe o som demasiado baixo, nem demasiado alto, o som deve sentir-se.
Deixe de utilizar o rádio como som ambiente, não é agradável e só distrai os visitantes daquilo que é importante, faça com que estes se sintam confortáveis.
Cheiros e aromas :
Procure adaptar o cheiro e o aroma do seu escritório ou loja, hoje em dia podemos encontrar facilmente nos supermercados os mais variados dispersores de cheiros e aromas, que poderão ser utilizados para cativar os vossos clientes e potenciar as suas vendas, um exemplo comum é a utilização de cheiro a pão fresco nas casas para primeira habitação, ou os aromas a café junto das prateleiras com café exposto.

Cores e merchandising:
Não basta termos o material exposto, ou uma zona de espera com sofás, é necessário decorar o espaço de uma forma simples e versátil que vá ao encontro das necessidades do próprio negócio, de preferência, que permita aos clientes vislumbrar os produtos e sempre que possível tocar-lhes; não se esqueçam que quando nos visitam, os potenciais clientes têm um objectivo mas, ao verem outras opções, levam sempre mais artigos do que aqueles que inicialmente pensavam levar.
Por outro lado, o nosso estabelecimento deverá ser minimamente atractivo, de forma a permitir que as pessoas entrem e se sintam confortáveis neste.

Revitalize o seu negócio e utilize novas técnicas low cost para atingir os seus objectivos.
Sinta o ambiente do vosso negócio como quer que os vossos clientes o sintam !!

Sem comentários:

Enviar um comentário