quarta-feira, 9 de novembro de 2011

TER O PRÓPRIO NEGÓCIO: MAS POR ONDE COMEÇAR ???

por APARECIDA D. BEZERRA – consultora e especialista em negócios e logística



Em momentos de crise a vontade empreendedora emerge naturalmente impulsionando as pessoas às mais variadas idéias de negócios.  Nesse momento alguns equívocos são normalmente cometidos e podem resultar em “morte súbita” da idéia de negócio. Entre tantos, podemos citar a freqüente dedução de que negócios que já existem e têm sucesso são os que devem ser escolhidos para serem reproduzidos na íntegra. Mas não há maior equívoco que pensar que o sucesso do negócio próprio é ter DINHEIRO. Claro que recursos próprios para iniciar uma atividade empreendedora é fator facilitador, mas não é essencial.


Recomenda-se que o empreendedor faça uma análise de fatores empíricos, ou seja, reconheça em suas próprias experiências algo que consiga fazer com diferencial, com qualidade e que seja interessante e essencial para outras pessoas. 

Bingo!! Truco !! a boa idéia surgiu.
Agora é partir para o início do sucesso: FAZER O PLANO. 


Devemos considerar o fato de que aeronaves, navios, trens ou caminhões não iniciam uma viagem sem rotas previamente definidas. Assim também é um negócio, para o qual deve-se traçar os planos necessários para alcançar objetivos definidos a partir da idéia inicial. Os recursos financeiros só serão considerados quando o plano contemplar todas as necessidades para o alcance dos objetivos.


O PLANO DE NEGÓCIOS  é a chave para transformar idéias em negócios duradouros, lucrativos, flexíveis e sustentáveis. Nele deve conter:


- Plano de Marketing: análise de mercado para identificar as oportunidades para o  produto ou serviço (fruto da idéia inicial) bem como os possíveis concorrentes; definição das estratégias de inovação, distribuição e relacionamento com os clientes.

- Estrutura: declaração de objetivos, organização da empresa, desenho do plano de operações e parcerias.

- Especificação dos recursos necessários: para a execução dos objetivos e/ ou manutenção da estrutura.

- Plano financeiro: detalhamento dos investimentos iniciais, das projeções de vendas, das margens de lucratividade, dos fluxos de caixa e das necessidades de financiamento.

É sempre bom salientar que todo planejamento deve seguir uma metodologia que contemple direção, controle e retro-alimentação. Desta forma é possível corrigir possíveis falhas detectadas ao longo do processo de execução do plano de negócios.

A palavra de ordem é ter um plano para saber onde queremos chegar, como vamos chegar, e o que esperamos encontrar ao longo dessa viagem empreendedora.


Boas idéias e bons negócios a todos !


Sem comentários:

Enviar um comentário