quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MARKETING PESSOAL - “O ser Humano como produto de consumo”

por Carlos Viegas - consultor especialista em estratégia Comercial e Marketing


O ser Humano veste várias capas e personagens durante o seu dia-a-dia sendo,  fundamental que consiga entender o seu papel em cada delas, o seu público-alvo e os motivos pelos quais interage com esses públicos. 


Por outro lado fala-se demasiado em imagem e aparência quando se referem a Marketing Pessoal, no entanto essa mesma imagem depende do equilíbrio de todas a variáveis humanas, desde o físico ao espiritual, do familiar ao profissional, só dessa forma poderemos atingir o carisma necessário para tornarmos a nossa imagem intransponível e coerente.

Esta disciplina do Marketing, visa acima de tudo o sucesso pessoal e tal como nas empresas, esta parte em primeiro lugar de uma avaliação pormenorizada das necessidades do “ser”, de uma compreensão das necessidades de melhoria e dos aspectos a conservar, dos pontos fortes e forças motrizes que irão permitir alavancar toda a nossa energia e como consequência, servir de ignição para uma vida de sucesso.


Ao definirmos uma estratégia de marketing pessoal, temos que o fazer tendo em conta todos os aspectos do marketing mix, trabalhando ao nível de todas as competências pessoais, de forma a atingir o objectivo proposto, pelo que é necessário criar uma proposta de valor único para os mais variados públicos, desenvolvendo desta forma a sua imagem de marca. Exemplos como José Mourinho e Cristiano Ronaldo, nasceram do esforço do seu trabalho, da dedicação, do empenho diário e da paixão e crença.


Num mundo altamente competitivo, não basta ter uma boa imagem e um percurso académico exemplar, hoje é fundamental ter experiência e atitude empreendedora, é necessário procurar o que queremos encontrar, inovar na maneira de ser, com humildade suficiente para saber que todo o nosso percurso é uma aprendizagem constante, buscando sempre melhores formas para atingir o nosso objectivo.

No fundo, através do Marketing pessoal não procuramos a glória e o reconhecimento, procuramos sim a felicidade e o prazer do dever cumprido.



Sem comentários:

Enviar um comentário